Não é incomum ver jalecos para médicos desfilando pelas ruas no horário do almoço.
O que antes era branco, começa a adquirir uma coloração mais escura, com aspecto de sujeira. Será que existe algum problema em usar o jaleco fora do consultório ou clínica médica?
Jalecos para médicos devem ser usados dentro do hospital, clínica ou consultório!
Essa é uma dúvida de muitos médicos e também pessoas que se preocupam com a possibilidade do profissional levar contaminação ao consultório.
Bem, o risco é real. Os jalecos para médicos não podem ser utilizados fora do ambiente de trabalho, pois isso possibilita que uma série de problemas aconteçam.
Entre eles:
- Comprometer a aparência e integridade do profissional e da clínica ou consultório;
- Contaminação por conta de bactérias e germes do ambiente externo;
- Condução de fatores alergênicos ao consultório por conta de partículas que grudam no uniforme;
- Há o risco do profissional ser multado em valores a partir de R$ 174,50.
Além das questões de saúde já explicadas, que se referem ao bom senso e à ética do profissional, ainda há multas que podem ser aplicadas. Ou seja, existe uma lei que proíbe os profissionais da saúde de usarem seus jalecos fora do ambiente de trabalho.
Opiniões mistas e o que diz o Ministério da Saúde
Há quem diga que o jaleco não é o único problema, pois o médico usa sapatos e outros itens que o acompanham dentro e fora do consultório. Ainda que exista um questionamento por parte de alguns profissionais, é preciso entender que não se trata de eliminar completamente o risco de contaminação, mas sim de reduzi-lo ao máximo.
Bem, da mesma forma que uma pessoa que fuma pode adquirir doenças pulmonares, boca e nas vias aéreas por diversos fatores, o cigarro é um agravante, e a medicina condena o uso da substância.
Com o Jaleco na rua funciona da mesma forma. Pode não ser o único fator contaminante, mas certamente é um dos mais fáceis de evitar.
Lavar as mãos também é imprescindível. Não é possível falar sobre limpeza e garantir o máximo de saúde e bem-estar para seus pacientes se os hábitos de higiene e saúde não estiverem em dia. Nisso, é claro que o jaleco para médicos está incluso.
Além disso, o ministério da saúde exige, desde 2005, que os médicos não usem seus uniformes fora do ambiente de trabalho.
O jaleco também protege quem está lá fora
Além de proteger quem está no hospital contra riscos externos, o jaleco para médicos protege quem está do lado de fora.
Os pacientes carregam germes, bactérias, vírus e doenças em seus corpos. Tosses, fluidos e espirros são suficientes para contaminar o ar, e quando o médico passa, pode acabar por ter todas essas ameaças no seu traje de trabalho. Andar nas ruas com ele coloca à saúde das outras pessoas em risco.
Logo, o jaleco para médicos pode ser visto como uma proteção que funciona para todos, tanto para quem está na clínica, consultório ou hospital quanto para quem está nas ruas.